top of page

Curso inédito forma para a profissão do momento

Atualizado: 3 de ago. de 2020

LEi Geral de Proteção de Dados exige nova função nas empresas


Com a proximidade da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para ocorrer entre o segundo semestre des­te ano e o primeiro de 2021, a demanda por profissionais especializados em Privacidade e Proteção de Dados está alta.

Todas as empresas públicas, mistas e privadas do País de todos os portes e segmentos pre­cisam se adequar à legislação, que cria uma nova função, de Encarregado de Tratamento de Dados, mais conhecido como DPO (Data Protection Officer).

"Na verdade, dependendo do porte e segmento da empresa, essa função poderá ser composta por várias pessoas que irão fazer desde a interlocução com os ór­gãos regulatórios até apoiar os gestores na adequação dos seus processos", explica Walfrido Bri­to, coordenador do primeiro Curso de Especialização em Proteção de Dados e Privacidade (360 ho­ras) do País, oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

O perfil desenhado para o DPO é de um profissional mul­tidisciplinar, que domina ge­renciamento de projetos, estratégia de negócios, arquitetura de processos, segurança e tecnologia da informação e contex­to jurídico. "Hoje, não existem profissionais com essa reunião de conhecimentos, precisam ser formados", comenta o pro­fessor. Por isso, a Mauá desen­volveu a Especialização em Pri­vacidade e Proteção de Dados.

São três módulos: Arquitetura de Processos, Projetos e Gestão da LGPD; Arquitetura Jurídica e Conformidade; e Arquitetu­ra Tecnológica e Segurança da Informação, cada um com 120 horas. A estrutura modular per­mite flexibilidade, de acordo com a necessidade e disponibi­lidade do aluno. "Ele pode ace­lerar sua formação, fazendo os três módulos em paralelo ou na sequência e, em um semestre ou um ano e meio, se tornar um especialista, ou pode escolher cursar apenas os módulos que mais lhe interessa", diz Brito.

O curso carrega um forte caráter prático, para responder à urgência das empresas em for­mar profissionais qualificados. O esforço em fazer um curso de Pós-Graduação completo será um diferencial de carreira para aproveitar as melhores oportu­nidades.

A especialização em Privacidade e Proteção de Da­dos permite uma carreira global e está aberta a profissionais de várias áreas e segmentos. Brito estima que, com base na expe­riência internacional, cerca de 20 mil vagas serão abertas nos próximos 2 anos, com salários mais altos em relação a outras áreas corporativas.

 

Matéria publicada em 19/07/2020 no jornal O Estado de São Paulo, caderno Edu, página 9.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LGPD na Administração Municipal-Desafios e Tendências

Por Walfrido Brito, MSc, PhDc – CEO da BI Gestão & TI https://www.linkedin.com/in/walfridobrito/ A Lei Federal 13.709, de 14 de agosto de 2018, mais conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dado

bottom of page